Ciente da importância do “Dia da Consciência Negra”, comemorado dia 20 de novembro em todo o Brasil, na data da morte de Zumbi dos Palmares, o núcleo multidisciplinar do Instituto Philippe Coutinho realizou nas últimas semanas atividades educativas sobre a história do Movimento Negro no Brasil.
Foram feitas dinâmicas pedagógicas com a apresentação de cartazes e fotos de representatividade de pessoas negras, abordando conquistas, referências históricas e culturais. Aproveitando o espaço de diálogo, também foram apresentados às crianças personagens históricos da luta contra o racismo no futebol brasileiro, como, por exemplo, o time de futebol do Vasco da Gama na década de 1920, conhecido como Camisas Negras, que marcou época ao desafiar o elitismo e reafirmar a importância da inclusão social e racial no esporte.
Com o objetivo de promover a conscientização e o respeito às diferenças, também foi elaborado um cartaz informativo destinado a crianças e responsáveis, abordando de forma acessível e educativa as diferentes formas de preconceito existentes na sociedade. O material apresenta explicações lúdicas e objetivas sobre racismo, machismo, homofobia, capacitismo, etarismo, xenofobia, intolerância religiosa, classismo e gordofobia, utilizando uma linguagem simples e exemplos do cotidiano.





Fotos: Márcia Vieira


